Zelar pela qualidade das instalações elétricas de qualquer edificação é uma ação de extrema importância para garantir o bom funcionamento dos sistemas elétricos e garantir a segurança das pessoas e do patrimônio. Por isso, a contratação de empresas de manutenção é uma solução plenamente apropriada, pois permite que as instalações passem por processos de manutenção preventiva e/ou corretiva realizados por profissionais capacitados, gerando excelentes resultados a curto e médio prazo
Um bom programa de manutenção preventiva é essencial para garantir a continuidade nos processos, elevar a confiabilidade nos sistemas e minimizar riscos. Esta manutenção é efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.
Já a manutenção corretiva, consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina, equipamento ou sistema a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamentos com falha. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em desgaste físico e mental, com condições desfavoráveis de trabalho. Os índices de acidentes também são maiores, devido ao trabalho sob pressão de tempo e necessidade de restabelecer as condições de produção.
A ENGEFAR tem atuado com êxito como empresa de manutenção elétrica em várias regiões do país, realizando atividades de manutenção preventiva e corretiva de alta eficiência. O resultado permite que nossos clientes tenham acesso à um sistema elétrico de alta confiabilidade, livre de riscos de falhas graves assim como outros benefícios. Abaixo algumas atividades que realizamos:
Manutenção em subestações de energia elétrica;
Manutenção em transformadores de energia;
Coleta e análise de óleo isolando de transformadores;
Manutenção em painéis e quadros de distribuição;
Manutenção em painéis e quadros de comando;
Manutenção em sistemas de controle, automação e supervisão;
Manutenção em sistemas de iluminação;
Manutenção em grupos geradores diesel;
Manutenção em sistemas de energia ininterrupta (nobreaks);
Manutenção em bancos de capacitores;
Manutenção em sistemas eletrônicos;
Manutenção em iluminação de emergência;
Manutenção em instalação de detecção e combate a incêndio;