As torres de iluminação são utilizadas para se obter uma boa iluminação e auxiliar em trabalhos noturnos em locais remotos de difícil acesso. São muito utilizados na construção civil, agricultura, mineração e eventos. Atualmente no mercado estão disponíveis em duas versões: Diesel e Fotovoltaica. Elas são compostas por módulos fotovoltaicos ou por um motor a diesel, holofotes em LED, baterias, patola, cambão rebatível e um painel elétrico.
Mas qual a diferença entre os modelos diesel e fotovoltaica?
A torre de iluminação no modelo fotovoltaica, converte a energia solar em energia elétrica para carregar suas baterias, essa tecnologia já consolidada ganha cada vez mais espaço no mercado por suas diversas vantagens, uma delas é permitir ao usuário a redução de emissão de CO². Elas são mais sustentáveis para obter energia e fornecem uma ótima eficiência com autonomia de 40h de trabalho, é produzida com baterias estacionárias, ou seja, não possuem manutenção no equipamento.
Já as torres a diesel possuem um desempenho de iluminação melhor, abrangendo uma área de até 5.000m², são perfeitas para locais que não pegam sol, são menores e mais leves para levar em obras. Sua autonomia é de 120h, tendo maior tempo de continuidade ligada que a de energia solar.
Devo investir em torres de iluminação fotovoltaica?
Bom, além de serem de energia limpa e 100% sustentável, possuem um design mais moderno com abertura das placas com trilhos deslizantes, obtendo maior segurança e durabilidade. Elas podem armazenar energia durante o dia, através do banco de bateria estacionário, para utilizar posteriormente, com acionamento fotossensível.
A iluminação solar também é silenciosa, diferente do diesel, tendo uma maior tranquilidade. Em relação à manutenção, é necessário somente passar um pano com água nos painéis para garantir a eficiência da placa.
Já pensou em não se preocupar com o aumento do diesel? Com a iluminação solar, não há preocupação, ela é ZERO consumo de combustível.